domingo, 30 de dezembro de 2012

Parecer descritivo Educação Infantil

Sou educadora atuante na Educação Infantil na Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo Nedel.
Estou postando pareceres descritivos com intuito de compartilhar com colegas e também receber sugestões.
Em nossa escola os pareceres são entregues aos pais e alunos trimestralmente, porém a avaliação é realizada diariamente, considerando sempre o desenvolvimento e a participação do educando e o alcance dos objetivos propostos.

I TRIMESTRE:
O(a) aluno(a)...... chegou bem extrovertido e falante.E assim continua.
Aprendeu organizar seus materiais nos devidos lugares, e utilizá-los adequadamente.
Sabe escutar com atenção e esperar por sua vez.
Praticou atitudes de solodariedade, amizade, coleguismo, boas maneiras, valorizando a criação de Deus, o trabalho e sua família.
Expressou espontaneamente suas emoções e sua criatividade em diversos tipos de linguagens, por exemplo: pinturas, desenhos,conversas informais, brincadeiras livres e orientadas e danças.
Identificou suas características físicas, as partes do seu corpo e os cuidados necessários para ter boa higiene.
Desenvolveu a agilidade, a atenção, espaço, a coordenação motora ampla nas atividades físicas com bambolês, cordas, bastões, jornais, cochonetes,etc.
Realizou os trabalhos de artes plásticas com capricho e concentração.
Conheceu as dependências, o nome da escola, as normas e as pessoas que trabalham na escola, nas respectivas funções.
Brincou com outros alunos da escola, ampliando seus conhecimentos e relacionamentos.
Participou de atividades como: canções, danças, dramatizações, jogos e modelagens com massinha.
Tem imaginação ao contar história.Nas apresentações artísticas manteve naturalidade e alegria.
Escreve seu nome.
Gosta de colaborar ajudando a professora.
Continue no bom caminho e progredindo.Você tem grande capacidade!

II TRIMESTRE:
Durante o segundo trimestre o(a) aluno(a)...... continuou comunicativo.
Conheceu mais sobre sua identidade, sua história, sua família como também as de seus colegas.Valorizando assim sua imagem; as atitudes, as opiniões, as críticas de si mesmo e dos outros.Expandindo a afetividade.
Participou de atividades relacionadas a datas comemorativas identificando a importância das mesmas.De gincanas, palestras, circuitos, passeios,visitas, interagindo com outras turmas e outras famílias.
Está apreciando cada vez mais a literatura infantil.Extravasando sua criatividade nas dramatizações, nos teatros de fantoches, nas pinturas com tinta, nos trabalhos com materiais de sucatas.
Desenvolveu as percepções: visual,auditiva,gustativa e tátil.
Aprendeu a identificar e diferenciar diversas formas, tamanhos, cores.Já diferencia letras de números.
Tem ótima memória e raciocínio rápido.
Continui evoluindo!Acredito em seu potencial!

III TRIMESTRE:
No terceiro trimestre o(a) aluno(a)...... desenvolveu a coordenação motora ampla, a força, limites, a agilidade, a atenção, a flexibilidade, lateralidade, o equilíbrio nas atividades físicas realizadas com bambolês, cordas, bolas,etc. no parque, na quadra, no pátio, no campo.Também desenvolveu a coordenação psicomotora nas práticas dos trabalhos com recortes, pinturas, colagens, modelagens, quebra- cabeças, jogos de encaixe e jogos virtuais.
Demonstrou valores de gratidão e respeito pelas pessoas, cooperação nos trabalhos em grupo, nas orações espontaneas, nas brincadeiras livres e orientadas, na convivência, nas horas cívicas, colaborando na organização e limpeza da sala.
Participou na elaboração de textos coletivos, relatos de histórias e acontecimentos, contibuindo com suas ideias e opiniões.E estabelecendo sequencia de fatos.
Identificou: as figuras geométricas, nome e som das letras do alfabeto e vogais.Os numerais relacionando-os com a quantidade que representa.Interessando-se espontaneamente em descobrir letras em palavras.
Reconheceu a importância da preservação da natureza e da vida dos seres vivos através de passeios:no zoológico, nos arredores da escola, na comunidade; de observações, músicas, conversas,histórias, parábolas, teatros, poesias, experiências, pesquisas, plantio de flores, trabalhos com materiais reaproveitáveis, construção de maquete, piquenique.
Compreendeu o sentido do Natal e interagiu nas atividades Natalinas.
Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampiaram seus conhecimentos e contibuiram para o seu aprendizado.Foi muito emocionante e gratificante acompanhar seu desenvolvimento e suas descobertas.
Você é especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário